Cover

NO SILÊNCIO DA NOITE


AGRADECIMENTOS


Especial agradecimento ao amigo Jovino Peres, que dedicou meses na revisão ortográfica dos meus originais, pela coragem e incentivo que deu-me para que este livro viesse ser hoje realidade.

Ao amigo Pedro Graciano de Carvalho, por ter respondido positivamente ao convite que lhe fiz, para escrever breves palavras sobre a minha pessoa, e sobretudo pela beleza das suas breves referências.

À Dra. Herminia Ferreira, pela sua cuidada revisão e sugestões apresentadas.

Ao amigo Emanuel Brazão Almeida (Ito), pela cedência da fotografia da capa deste livro.

À minha esposa, pelas apreciações, pela força e motivação que deu-me, durante a concepção deste livro.

A todos aqueles que de uma forma ou outra deram o seu contributo, expressaram as suas críticas e manifestaram as suas alegrias, durante e depois do “Silencio da Noite”.

A Deus, por cada amanhecer, e cada momento que através da “Luz Divina” iluminou o meu pensamento. Por ter-me dado na paz, este “Silêncio da Noite”.




Título: No Silêncio da Noite


Autor: Mário Semedo


Composição Jovino Peres


PREFÁCIO




Reservando críticas e comentários sobre a obra, a leitores das lides literárias, respondo ao convite do amigo Mário Semedo, para tão somente expressar em breves linhas aquilo que conheço do autor do livro “No silêncio da noite” enquanto cidadão e pessoa com quem tive o gosto de partilhar, num determinado período de tempo, ideias e responsabilidades importantes, à atenção da comunidade caboverdiana nos EUA e do país.

Sabemos que no meio em que vivemos há pessoas que por diversos modos e motivos se notabilizam, influenciando positivamente os que os rodeiam, emprestando o seu contributo na construção de bairros, cidades ou países em diferentes ramos de actividades.

Na comunidade caboverdiana nos EUA, a que tenho a honra de pertencer desde há quase três anos, constacto com satisfação e orgulho a existência proliferada de homens e mulheres de diferentes faixas etárias que se destacam pelo trabalho que desenvolvem, muitas vezes de forma voluntária/militante, em beneficio de famílias, da comunidade e dos países de origem e de acolhimento.



Esta página, que gentilmente me foi reservada, representa uma oportunidade para, de entre muitos, enaltecer e prestar uma merecida homenagem ao Mário Semedo que além da valiosa contribuição dada a esta comunidade e ao país, em poucos anos como imigrante nos EUA, acaba de me surpreender com este trabalho literário que, conforme disse, espelha também o sentimento e a vivência de milhares de caboverdianos nos Estados Unidos da América.

Além de referências importantes sobre o percurso académico, profissional e político do Semedo, em Cabo Verde e agora nos EUA, tive recentemente o privilégio de trabalhar numa equipa com grande responsabilidade nacional de que ele fez parte, pude apreciar as excelentes qualidades de um jovem lutador, frontal, franco e sincero, sonhando com um Cabo Verde e Comunidade prósperos, de paz e harmonia para todos os caboverdianos.



Ao amigo Mário Semedo, os meus parabéns por mais esta proeza e, nesta ocasião, desejo ainda expressar-lhe os votos sinceros de sucessos na vida pessoal e familiar. Que continue com boa disposição, firmeza e determinação, ao serviço da nossa comunidade neste país e do nosso querido Cabo Verde.




Boston, 2 de Julho 2012
Pedro Graciano Carvalho
Cônsul Geral de Cabo Verde nos EUA







Dedicatória


Dedico este livro ao meu falecido pai, Marcelino Semedo, que dedicou cada dia da vida ensinando-me o caminho da fé, da esperança e do triunfo. No alto do céu pai, oiça a minha voz através destas poesias!

Dedico, igualmente, este livro às minhas filhas, Lisy e Daily. Vocês dão-me em cada minuto, o sabor do amar e a alegria da vida. Amo-vos!

Também à minha querida e adorada esposa, Lú Semedo, mulher que despertou em mim a paixão e a doçura do amor. Obrigada meu bem, e que Deus abençoe o nosso amor!

Aos meus irmãos, Gusta, Funa, Titita, Kuka, Marlene e Marcelina, uma dedicatória especial, e que a paz do Senhor nos una sempre e encha de amizade os nossos corações.



Às minhas cunhadas queridas, aos meus cunhados todos, à minha amada sogra, enfim, toda família.

Aos meus amigos de peito e de “queixo”, que a nossa amizade perdure para sempre, porque apenas convosco terei a força da vitória e do sucesso.

Não queria esquecer nesta dedicatória, os caboverdeanos espalhados pelos cantos do mundo, que labutam no dia a dia para que os seus filhos tenham do melhor e para que as suas famílias vivam com dignidade.
A vós, desejo coragem e determinação!




Pensamento In: Mário Semedo

Quem não acredita, piza e esmaga o sonho em cada anoitecer, maltrata a esperança e ignora a sabedoria do pensamento. A verdade é sempre vista por Deus, antes e depois dela ser julgada pelos homens.




Introdução


Este livro divide-se em poesias e algumas passagem reais, concebidas em momentos de inspiração, sobretudo no calar da noite.

Será fácil de descortinar nas poesias, um sentimento comum a de muitos imigrantes que por uma razão ou outra vivem longe da sua terra natal. Estas poesias, também expressam por vezes momentos sofridos da vida, momentos de alegria e de amor.

Nas passagens, chamo a vossa atenção para vários problemas sociais, reais, que enfrentamos na nossa vivência diária, seja no trabalho, nas ruas ou mesmo no seio familiar.

Exponho do mesmo modo, algumas das muitas fotografias, que durante anos venho acumulando no disco duro do meu computador e que hoje compartilho com os

Impressum

Verlag: BookRix GmbH & Co. KG

Tag der Veröffentlichung: 31.10.2012
ISBN: 978-3-95500-579-5

Alle Rechte vorbehalten

Nächste Seite
Seite 1 /